Soluções para noites sem choro
Como tenho quatro filhos, é bem comum que outras mães me procurem para pedir conselhos ou um simples abraço quando enfrentam alguma dificuldade com suas crianças. E uma das perguntas mais comuns vem de mães desesperadas de bebês que praticamente não dormem durante a noite.
![](https://static.wixstatic.com/media/285a0b_87bcfb19c3a64b02ab5e52f525472c9a~mv2.jpg/v1/fill/w_374,h_508,al_c,q_80,enc_auto/285a0b_87bcfb19c3a64b02ab5e52f525472c9a~mv2.jpg)
Ter problemas com o sono do bebê é mais comum do que se imagina. E, nessa hora difícil, chovem conselhos que incluem até mesmo a orientação para deixar o pequeno chorar até cansar. Particularmente, eu nunca fui adepta dessa teoria; não consigo nem me imaginar fazendo isso.
Com quatro filhos na bagagem, só tive problemas com o sono do mais velho. E, pelo que vivi, posso dizer: passa, a gente sobrevive e a criança acaba dormindo melhor. Mas o processo é difícil e não dormir durante a noite e ainda ter que trabalhar no dia seguinte pode afetar negativamente toda a família.
Na minha época, recorri aos livros - como sempre! - em busca de ajuda e conforto. Comprei vários sobre o tema, e o que mais me atendeu (e entendeu) foi SOLUÇÕES PARA NOITES SEM CHORO, de Elizabeth Pantley (que é orientadora educacional e mãe de QUATRO também!).
Este livro propõe uma solução mais baseada na observação do bebê e de suas necessidades individuais, e da rotina da família para se chegar a uma alternativa que funcione na SUA casa, para o SEU filho. Sem choro, sem drama, sem radicalismos. Tudo para ajudar o bebê a adormecer com tranquilidade e dormir a noite toda. Pode cama compartilhada ou não, colo ou não... Você escolhe!
Não segui todas as orientações à risca, fui adaptando ao meu estilo e ao meu bebê, mas aprendi muita coisa e pus em prática o que achei que funcionaria para mim. Tomara que ele também possa ajudar vocês!